Altamira

Altamira

Informações Gerais

Coordenadora: Profª. Drª. Maria Ivonete Coutinho da Silva ( Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo. ).

Vice-Coordenador: Prof. Msc. José Queiroz de Miranda Neto ( Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo. ).

Endereço: Rua José Porfírio, nº 2515, no   Bairro de São Sebastião.

Telefone: (93) 3515-1079/1592

 

Histórico

O Campus Universitário de Altamira está localizado à margem esquerda do rio Xingu e bem ao centro da rodovia Transamazônica, atendendo atualmente os municípios da microrregião de Altamira (Altamira, Brasil Novo, Medicilândia, Uruará, Pacajá, Anapu, Placas, Rurópolis, Vitória do Xingu e Senador José Porfírio), São Félix do Xingu, Itaituba, Novo Repartimento, entre outros.

O campus iniciou suas atividades, em 1987, apenas com cursos intervalares de Letras, Pedagogia, Matemática, História e Geografia e, a partir de 1992, foram instalados os cursos regulares. Atualmente, o campus oferece, ainda, os cursos de Ciências Biológicas, Letras, Pedagogia e, atendendo às necessidades sócio-econômicas da região, Ciências Agrárias e Agronomia.

O campus possui hoje, 929 alunos matriculados nos 11 cursos de graduação e 36 alunos no seu Programa de Pós-graduação Lato sensu. Desta forma, o campus da UFPA atende não somente Altamira, mas também outros municípios da microrregião, como Vitória do Xingu, Itaituba, Medicilândia, Uruará, Novo Progresso e Senador José Porfírio.

Atualmente, o quadro efetivo de professores é formado por 30 docentes, sendo 09 doutores, 16 mestres, 02 especialistas e 03 graduados. Além disso, o campus teve seu orçamento aumentado em quase 240%, passando de R$ 51 mil, em 2002, para R$ 173 mil, em 2007.

A UFPA, em Altamira, está localizada na Rua José Porfírio, nº 2515, no Bairro de São Sebastião, e está dividida em dois campi. No primeiro, fica o Centro Administrativo, um auditório, o colegiado dos cursos de Letras, Pedagogia e Biologia, além de um laboratório de informática, os sete blocos de salas e de alojamento. Na área do campus I há ainda um prédio onde funciona a sede da FUNAI.

No campus II, a Biblioteca, o Laboratório de Análise de Solo, o Colegiado de Ciências Agrárias e os cinco blocos de sala de aula completam a estrutura da universidade. Até dezembro deste ano será inaugurado no local a Casa do Estudante.

Também visando às peculiaridades locais, está prevista para 2008, a implantação do curso de Engenharia Florestal no campus. Até 2009, espera-se ainda a implantação do mestrado em Ciências Agro-Florestais, como resposta à política de expansão dos programas de pós-graduação da instituição.

Cursos de Graduação

Ciências Biológicas (Regular), Agronomia (Regular), Letras (Regular e Intervalar) e Pedagogia (Regular e Intervalar)


Quadro de Docentes