Campus de Cametá participa de estudo sobre o ecossistema da vegetação de campina

A Universidade Federal do Pará (UFPA) - Campus do Tocantins/Cametá iniciou uma parceria com o professor doutor Inocêncio de Souza Gorayeb, pesquisador do Museu Emílio Goeldi, para o estudo do ecossistema de campina, na região do Baixo Tocantins. O projeto integra estudantes do curso de Ciências Naturais e conta com o apoio da Fundação Amazônia Paraense de Amparo à Pesquisa (FAPESPA).

Leia mais...
 
Pesquisa vai identificar mudanças climáticas na Amazônia a partir de estudo da Ilha do Marajó

Manguezais e área de várzea nas margens da Ilha do Marajó são alvo de pesquisa inédita dos professores Raymond Ward, da Universidade de Brighton, na Inglaterra, e Tommaso Giarrizzo, da Universidade Federal do Pará (UFPA). O trabalho dos pesquisadores visa identificar mudanças climáticas na Amazônia, a partir do estudo do solo dessas áreas na maior ilha fluviomarinha do mundo.

Leia mais...
 
Parfor UFPA forma a primeira turma de Educação Física em Bragança

Vinte e nove professores da educação básica de vários municípios do nordeste do Estado concluíram, no final de 2014, o curso de Licenciatura em Educação Física do Parfor da Universidade Federal do Pará. A cerimônia de formatura foi realizada na última sexta-feira (16), no Polo de Bragança, quando também foram prestadas as homenagens ao primeiro coordenador do curso, professor doutor Marcio Antônio Raiol dos Santos.

Leia mais...
 
Historiador analisa o engajamento sociopolítico presente nas obras de escritores paraenses

Em 254 páginas, o professor doutor Augusto Leal, da Universidade Federal do Pará (UFPA), aborda o esforço e a responsabilidade de escritores paraenses em escrever em favor de pessoas e grupos sociais menos favorecidos. Bruno de Menezes, Gentil Puget, Levi Hall de Moura, Nunes Pereira e Dalcídio Jurandir são os principais literatos citados na obra, intitulada Gladiadores de Escassa Musculatura, lançada recentemente pelo Instituto de Artes do Pará (IAP).

Leia mais...